Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselheiro Waldir Neves conhece experiência do TCE/SE no cálculo do ICMS e defende fortalecimento das Cortes de Contas

    O conselheiro Waldir Neves Barbosa do TCE/MS, na condição de coordenador da Comissão de Relações Institucionais da ATRICON, e o conselheiro Cícero Américo presidente do TCE de Alagoas, se reuniram na quarta feira passada (17/07) com o presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, para conhecer de forma detalhada a experiência da Corte sergipana no cálculo dos índices do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Prestação de Serviços (ICMS).

    O conselheiro Waldir Neves explica que em Sergipe o cálculo e a fiscalização das cotas do ICMS entre os municípios são realizadas pelo Tribunal de Contas, enquanto que no Mato Grosso do Sul isso compete apenas à Secretaria de Fazenda.

    De acordo com o conselheiro Waldir Neves, a ida a Aracaju, junto aos outros conselheiros, o levou a conhecer melhor possíveis inovações no que diz respeito ao rateio do ICMS. "Enviaremos técnicos para observar essa experiência de sucesso e adaptá-la ao nosso estado", disse o conselheiro.

    O presidente Carlos Alberto (TCE/SE) explicou que, de acordo com a Lei Estadual nº 2.800/90, cabe ao Tribunal de Contas de Sergipe proceder ao cálculo dos índices percentuais das quotas de ICMS que caberá a cada município, cabendo ao Estado remeter os dados e informações necessárias para a fixação das referidas cotas.

    PEC 457 - Durante o encontro o conselheiro Waldir Neves ressaltou a importância do debate sobre tramitação da PEC 457 e a competência das Cortes de Contas para o julgamento das contas de prefeitos quando estes figuram na condição de gestor.

    O conselheiro Waldir Neves afirmou aos participantes que o momento é propício para que cada um dos conselheiros se articule junto aos parlamentares do seu Estado a votarem favoravelmente, visto que há chances reais de aprovação da PEC 457 que altera o artigo 40 da Constituição Federal, relativo ao limite de idade para a aposentadoria compulsória do servidor público que passaria de 70 para 75 anos.

    O conselheiro alertou que a minirreforma política em andamento na Câmara poderá retirar a função judicante das Cortes de Contas, nos termos em que dispõe o inciso II, do Art. 71 da Constituição Federal.

    De acordo com o conselheiro Waldir Neves isso significa que, toda vez que o Prefeito se confundisse na pessoa do gestor, o julgamento destas contas caberia à Câmara Municipal, assim como ocorre com as contas de governo cuja participação dos Tribunais se restringe à emissão de parecer prévio.

    Ele lembrou que a recente decisão monocrática do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) foi altamente favorável à competência dos TCs para o julgamento das contas de gestão dos prefeitos.

    Na avaliação de Neves tirar tal competência das Cortes de Contas, representaria brutal esvaziamento de suas funções constitucionais, pois como é sabido por todos, é na gestão que ocorre a essência do papel desempenhado por estas instituições.

    • Sobre o autorTribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul
    • Publicações2721
    • Seguidores234
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselheiro-waldir-neves-conhece-experiencia-do-tce-se-no-calculo-do-icms-e-defende-fortalecimento-das-cortes-de-contas/100616472

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)