Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselheira Marisa Serrano fala sobre os “Desafios da educação pública no Brasil” em Bonito

    A convite da Secretaria Municipal de Educação de Bonito, a conselheira Marisa Serrano, do TCE-MS, esteve nesta terça-feira (13/10), no Centro de Convenções do município para ministrar a palestra Os Desafios da educação pública no Brasil. O evento em alusão ao Dia do Professor, comemorado anualmente dia 15 de outubro, reuniu mais de 150 professores da Rede Municipal de Ensino.

    Envolvida na área da educação desde os 16 anos, a conselheira Marisa Serrano fez um relato de suas experiências. Como educadora tem conhecimento dos baixos salários e desmotivação da classe, mas na ocasião disse que é necessário continuar buscando melhorias com otimismo, aliando os investimentos com uma gestão pública eficiente.

    A conselheira reafirmou a crença no ensino da escola pública de qualidade. Um dos exemplos citados foi sua visita ao Piauí, estado que apresentou melhor desempenho no IDEB, mesmo sendo um dos que menos investem no estudante. De acordo com o Ministério da Educação, em 2013, o gasto por aluno foi estimado em R$ 2.692,45 por ano. Para a conselheira, mesmo apresentando pouco investimento conseguiram superar as metas na educação propostas pelo MEC. Este é um modelo de gestão eficiente. Mesmo sem elevar muito os gastos com a educação, é possível melhorar o desempenho do ensino nas escolas municipais e estaduais., relatou.

    Na palestra foram apresentados os indicadores de duas publicações do TCE/MS. A primeira de março de 2013 que apresenta o Índice de Desenvolvimento da Educação e Gastos em Educação, o IDEB com os gastos por aluno/ano e a segunda publicação de novembro de 2013 (In) Sucesso Escolar: Uma Abordagem Financeira, com indicadores de abandono e reprovação escolar. Segundo a conselheira, as publicações apresentam uma radiografia com indicadores gráficos dos investimentos na educação de cada município, além de mostrar o que está sendo perdido com a reprovação e abandono escolar. Com estes relatórios, os gestores podem melhorar a atuação e qualidade do ensino de seus municípios, esclarece.

    • Sobre o autorTribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul
    • Publicações2721
    • Seguidores236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselheira-marisa-serrano-fala-sobre-os-desafios-da-educacao-publica-no-brasil-em-bonito/145365981

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)